A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) é o mais antigo estabelecimento de Ensino Superior do distrito. Criada formalmente em 1979, como escola autónoma, iniciou as suas actividades lectivas em 1985. Em Abril de 1987 foi integrada no IPL. 

A ESECS é uma Instituição de formação cultural, científica, técnica e profissional de nível superior, vocacionada para o desenvolvimento de actividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade e para a colaboração com entidades nacionais e estrangeiras em actividades de interesse comum. 

A matriz original, vocacionada para a formação de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância, foi enriquecida com novas ofertas de formação nas áreas das Ciências Sociais, nomeadamente Relações Humanas e Comunicação no Trabalho, Comunicação Social e Educação Multimédia, Turismo, Serviço Social, Desenvolvimento Comunitário, Tradução e Estudos Chineses; áreas que não existiam no distrito e que apresentam complementaridades com os seus domínios tradicionais de formação. 

A ESECS conta com cerca de 1400 Estudantes a frequentar os seus cursos de licenciatura, pós-graduação, mestrado ou formação especializada e profissional. 

A Escola oferece aos seus Estudantes livre acesso a uma biblioteca, laboratórios, estúdios multimédia, computadores, acesso wireless à Internet e sob a supervisão dos Serviços de Acção Social, cantinas, residências, recintos e equipamentos desportivas e apoio médico. 

A dimensão cultural é também um factor de relevo na vida académica. A ESECS apoia diversas actividades culturais da sua comunidade, como as Tunas, clubes, exposições, seminários, conferências, workshops, etc, que apoiam de forma exemplar a formação complementar dos Estudantes. 

Além das actividades no Campus, a Escola tem apostado fortemente no desenvolvimento de diversos projectos de educação, investigação e mobilidade, sobretudo através da cooperação com entidades nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, países de língua oficial portuguesa, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil e com parceiros europeus. A Cooperação com outras instituições tem vindo a aumentar especialmente sob a forma de parcerias em projectos nacionais e internacionais. Em 2006 a Escola abriu o Curso de Tradução Português-Chinês e Chinês-Português em parceria com o Instituto Politécnico de Macau (R. P. China) 

Localizada em Leiria, no centro geográfico de Portugal, fica a apenas 130 km de Lisboa e uma hora e meia de carro do Porto. A ESECS é uma excelente opção para quem, nacional ou estrangeiro, quer estudar numa escola com elevados padrões de qualidade de ensino, instalações agradáveis, apoios sociais adequados e inserida numa região de contrastes e belezas naturais ímpares. 

            Após 20 anos de serviço, a Escola é hoje um marco na Região e a par das restantes cinco Escolas contribui para consolidar o IPL como o melhor Instituto Politécnico de Portugal.